Marcio Trindade

Novembro de 2011

Pjax

Não faz muito tempo que escutei falar de pjax uma técnica que une ajax + pushState e que o Chris Wanstrath do github difundiu criando o jquery-pjax, recentemente o Ryan Bates do railscts.com publicou um epsódio mostrando como você pode utiliza-la com o rails.

Você já deve ter visto a arvore de códigos (source tree) que o github utiliza, quando você clica em um arquivo ou diretório ele atualiza o conteúdo via ajax e altera a url pra que você possa copiar e mandar pra outras pessoas sem o uso de ancoras que hoje em dia é o uso comum. Isso mantém o histórico de navegação dos navegadores funcionando.


Nginx + Unicorn

Desde que a Phusion lançou o passenger eu sempre o utilizei em conjunto com o apache que já era familizarizado.

Quando trabalhei na Digital Pages me deparei com o pessoal utilizando o passenger com nginx, pra falar a verdade eu só tinha escutado falar deste servidor web e nem dei muita bola, além de que a aplicação caia de tempos em tempos e o log ficava poluído com algumas mensagens que o passenger adicionava, mostrei para o pessoal como utilizar o apache no lugar do nginx, a aplicação acabou ficando bem estável e optamos por colocar em produção.


Introdução ao Guard

Dando continuidade aos últimos artigos resolvi escrever sobre a Guard, uma gem que complementa de forma incrível o uso do spork e automatiza seus testes.

A Guard tem uma função parecida com a Watcher, que praticamente fica monitorando alterações em seus arquivos e pode executar deterinadas ações quando isso ocorre, porém ele é bem estruturado e aceita outras gems complementares pra facilitar nosso dia a dia, uma destas é a guard-rspec e a guard-spork.