Marcio Trindade

Setembro de 2010

Problemas com timezone no ActiveRecord

Quando você esta usando o ActiveRecord você acaba aproveitando os campos mágicos createdat e updatedat do Rails, mas uma coisa que poucos sabem é como ele lida com estes.

Quando você inicia a aplicação o Rails seta o time zone de acordo com a sua configuração, seja ela no application.rb no rails 3.x ou enveronment.rb no rails 2.x, porém este time zone não é utilizado no ActiveRecord por uma questão de configuração também, sendo assim quando um registro é criado o Rails utiliza o Time.zone.utc como padrão e salva no banco a hora com time zone utc, e quando ele traz este registro de volta a mágica é feita novamente e altera esta hora para o seu time zone, porém quando você utiliza estes como condições a mágica já não acontece, então é preciso que você faça isso manalmente.


Coffee Script

Hoje eu dei uma olhada mais afundo na linguagem coffee Script. A linguagem é bem enxuta o que facilita a vida de quem precisa escrever muito código além de manter uma boa legibilidade para futuras manutenções mas é importante lembrar que coffee Script não é um Framework.

Eu não pretendo fazer deste artigo um mini-tutorial pra aprendizado, até por que já tem muita coisa no site oficial e o Fábio Akita já escreveu algo neste post o que pretendo abordar aqui são exemplos que não encontrei com muita facilidade.


Formtastic

O formtastic é uma gem mantida pelo Justin French que pode ser considerado com um conjuto de helper que utilizam semântica HTML e facilita a criação de formulários em projetos Rails.

A instalação é bem simples, basta adicionar a linha abaixo no arquivo environment.rb.