Marcio Trindade

Março de 2010

Resource Controller com template scaffold

Pra quem não conhece o resource_controller é uma gem que facilita a criação de CRUD em seus controllers criando até os 7 métodos básicos pra você dinamicamente (index, show, new, create, edit, update e destroy), se assemelha um pouco ao que o ActiveRecord faz com o model.

Você pode saber mais através da documentação ou no ótimo material disponibilizado pelo autor no github além de encontrar muita coisa nos buscadores, por este motivo que não vou entrar em muito em detalhes sobre a gem ou como ela funciona, mas vou explicar uma implementação que utilizei para tentar diminuir o número de views em meus projetos.

Incomodado de ficar criando o arquivo new e edit a todo momento resolvi alterar o resource controller pra renderizar um template padrão caso não encontre o template da ação que segue a conveniência do Rails. Para isso eu criei um arquivo dentro no initializer que sobrescrevi o método response_for do resource_controller adicionando um rescue para na falta do template tentar renderizar o meu template padrão, veja como ficou: