Marcio Trindade

Alterações no Blog

Este mês como as coisas estão bem mais tranquilas então voltei a escrever artigos pro meu blog, melhorei algumas funcionalidades, alterei o layout além de trocar de servidor.

Blog marciotrindade.com

O layout Lightword Theme que utilizei é do Wordpress feito pelo @andreiluca que encontrei no blog dele, porém acabei extraindo o html dele e apliquei de forma parecida no meu blog que é desenvolvido em Rails. Para melhorar a performance do layout utilizei o Jammit que faz o base/encode das imagens no css e gera um gzip do mesmo. Aproveitando as outras dicas de optimização que já publiquei por aqui consegui um resultado de 97 de 100 no Google page speedy. Também melhorei a parte de cache do blog implementando além de pagecache um fragmentcache para os links do sidebar e o slim_scrooge que da um gás em suas queries fazendo a consulta trazer só o que for necessário. Nos próximos posts quero detalhar cada um dos passos que utilizei mostrando como funcionam e como aplica-los em seus projetos.

Depois de utilizar o serviço mini-cloud da Locaweb para um cliente acabei gostando e peguei um plano deste pra mim. Tenho que dizer que apesar de já ter criticado a Locaweb por seus produtos desta vez me surpreendi. Os planos de cloud realmente são bons e tem um suporte diferenciado dos planos shared, sendo que praticamente não precisei do suporte visto que eu tenho acesso root e posso configurar a máquina do jeito que eu quiser. Acredito que a maior vantagem é a velocidade da conexão principalmente pelos servidores estarem no Brasil.

Se gostou deste artigo me indique no working with rails