Marcio Trindade

Janeiro de 2010

Jammit uma nova opção pra compactar arquivos

A um certo tempo eu venho falando do Jammit uma gem que me chamou a atenção e mudou minha forma de trabalhar com a parte de interface de meus projetos.

Praticamente a mesma coisa que o asset_packager que muitos estão acostumados a utilizar, porém ha algumas diferenças que me fizeram mudar como por exemplo você ter a opção de escolher qual compressor usar o YUI Compressor ou o Google Clouser que pode gerar um arquivo até 40% menor. Outra vantagem é no css que ele utiliza data-uri (um código dentro de um padrão que quando lido pelo navegador gera a imagem dinamicamente) em todas as imagens utilizadas em seu css que estão dentro do diretório embed e que menores do que 32 KB.


Alterações no Blog

Este mês como as coisas estão bem mais tranquilas então voltei a escrever artigos pro meu blog, melhorei algumas funcionalidades, alterei o layout além de trocar de servidor.

Blog marciotrindade.com

O layout Lightword Theme que utilizei é do Wordpress feito pelo @andreiluca que encontrei no blog dele, porém acabei extraindo o html dele e apliquei de forma parecida no meu blog que é desenvolvido em Rails. Para melhorar a performance do layout utilizei o Jammit que faz o base/encode das imagens no css e gera um gzip do mesmo. Aproveitando as outras dicas de optimização que já publiquei por aqui consegui um resultado de 97 de 100 no Google page speedy. Também melhorei a parte de cache do blog implementando além de pagecache um fragmentcache para os links do sidebar e o slim_scrooge que da um gás em suas queries fazendo a consulta trazer só o que for necessário. Nos próximos posts quero detalhar cada um dos passos que utilizei mostrando como funcionam e como aplica-los em seus projetos.