Marcio Trindade

Google Chrome Frame

Esta semana o pessoal do Goole aprontou de novo. Desta vez criaram o plugin Google Chrome Frame que corrige grandes problemas do Internet Explorer referente a padrões web. Se você não sabe do que estou falando, recomendo ler este artigo que é muito esclarecedor.

A forma para instalar é muito simples o que pode facilitar para o número de adeptos. Porém como nem tudo é festa é preciso alertar os internautas que ainda não tem o plugin instalado para que o façam. Acredito que convencer o usuário não será algo tão simples. Pensando nisto o Google criou um script para alertar o usuário. Abaixo mostro como utiliza-lo, porém se você preferir pode consultar aqui a versão original em inglês.

Primeiro adicione o CFInstall, Atenção: deve ser utilizado a versão do Google e não uma cópia local pois segundo o próprio Google local não irá funcionar:

example.html
<script type="text/javascript" src="http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/chrome-frame/1/CFInstall.min.js"> </script>

Agora basta adicionar este código: Este já pode ser adaptado, por exemplo colocando ele dentro de um javascript externo.

example.hml
<script type="text/javascript">
 CFInstall.check();
</script>

A função check() pode receber um has com as opções abaixo:

  • mode: opcional. Como o usuário deve ser notificado quando o Google Chrome Frame não estiver instalado. O padrão é inline, mas também pode ser definido como popup para abrir em uma nova janela.
  • url: opcional. Defina esta opção para alterar a URL que o script inicia. Você pode usar esta opção se você está usando o Google Chrome Frame em uma intranet ou ambiente fechado e que pretende incentivar os utilizadores a instalar a partir de um local alternativo.
  • destination: opcional. A URL para navegar depois que o Google Chrome Frame for instalado.
  • node: opcional. O ID ou referência de um elemento que irá conter o iframe. Se nenhum elemento for fornecido, o iframe será inserido na parte superior da página.
  • onmissing: opcional. Função que será chamada se for detectado que o Google Chrome Frame não está instalado.
  • preventPrompt: opcional. Booleano, o padrão é false, permite que você desabilite a função padrão do script. Use em conjunto com onmissing para implementar seus modo próprio de alertart o usuário.
  • oninstall: opcional. Função que será chamada quando o Google Chrome Frame é detectado pela primeira vez depois de instalado.
  • preventInstallDetection: opcional. Booleano, o padrão é false. Defina como true para evitar CFInstall de verificar se o Google Chrome Frame foi instalado. Use isso para evitar redirecionamento.
  • cssText: opcional. Propriedades de estilo para aplicar o iframe quando o mode de alerta é inline.
  • className: opcional. Classes CSS para aplicar ao iframe quando o mode de alerta é inline.

Quando instalado sempre que Internet Explorer encontrar a metatag abaixo ele pasa a utilizar o plugin.

example.html
<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="chrome=1" />

Então colabore com uma internet melhor e utilize em todos seus projetos.