Marcio Trindade

Configurando o GIT

Para quem não conhece o GIT (Git - Fast Version Control System) é um ótimo sistema de controle de versão. Algumas pessoas não estão muito acostumadas a trabalhar com ele e procuram soluções gráficas, mas a melhor opção é sem dúvida o bom e velho terminal. Por ser um pouco complicado no início, mas muito simples depois que se acostuma, eu vou passar algumas dicas de como configura-lo tornando assim mais fácil ainda.

A configuração geral do GIT fica dentro do arquivo .gitconfig no diretório home do seu usuário. Existem duas maneiras de alterar estas configurações ou editando este arquivo, porém mantendo o padrão para cada configuração (o que não é muito simples) ou utilizando comando do próprio GIT que fazem estas alterações por você. Este comando é o "git config" que recomendo sempre utilizar o argumento opcional --global a fim de manter a mesma configuração para todos os seus projetos.

Editor

Quando você for fazer alguma iteração que necessite de entrada de texto, como um commit onde você deve passar uma descrição sobre o que foi alterado, o editor que você configurar será aberto para que você possa escrever esta mensagem dentro deste editor. Veja o exemplo abaixo, atente para o -w (wait) após o nome do editor, ele é utilizado para que o GIT espere até que este arquivo temporário que é aberto seja fechado.

console
git config --global core.editor "mate -w"

Alias

Alguns já acostumados com o SVN acabam se queixando de ter que escrever o nome do comando inteiro, visto que no SVN existem alias automático para este, porém no GIT você pode criar o atalho que desejas, o código é auto explicativo então veja o exemplo.

console
git config --global alias.st status
git config --global alias.ci commit
git config --global alias.co checkout
git config --global alias.br branch

Color

Ter os textos principais da saída de um comando colorido facilita a visualização do mesmo então o GIT te da esta opção. Abaixo a lista de comandos que aceitam cores, e você pode utilizar "true" ou "auto" para ligar ou então "false" ou "never" para desligar.

console
git config --global color.branch auto
git config --global color.diff auto
git config --global color.grep auto
git config --global color.interactive auto
git config --global color.status auto

Se preferir ao invés de utilizar todas estas configurações acima você pode usar apenas UI (user interface) que representa todas as demais.

console
git config --global color.ui auto

Merge

Quando ocorrem conflitos com um arquivo que o sistema não pode mesclar as alterações automaticamente você pode utilizar ferramentas externas para facilitar este trabalho. Para definir qual deve ser esta ferramenta utilize este comando abaixo.

console
git config --global merge.tool "opendiff"

User

Ter seus dados configurado no GIT é importante e facilita bastante quando você precisa por exemplo identificar o usuário que fez alguma alteração. Abaixo a forma como definir as configurações básicas de um usuário.

console
git config --global user.name "Marcio Trindade"
git config --global user.email "marciotrindade@gmail.com"

Abaixo deixo um screencast (video-tutorial) explicando cada um dos itens aqui falado.

O conteúdo deste artigo foi retirado da documentação do GIT (git-config)