Marcio Trindade

Google Analytics lança monitoramento asincrono

Google Analytics

O pessoal do Google continua inovando e desta vez lançaram uma nova versão do Google Analytics que trabalhar de forma asincrona. Ta mais o que isso quer dizer? Isso quer dizer que agora as métricas não vão mais atrapalhar no tempo de carregamento do seu site, seu projeto não vai precisar esperar a requisição enviada para o Google e com isso a métrica fica mais rápida, mais precisa e seu site carrega mais rápido também, afinal as coisas passam a acontecer agora ao mesmo tempo.

Abaixo deixo um exemplo de como você pode atualizar o seu código para esta nova versão! (exemplo retirado do blog do Google Code citado acima).

test.html
<script type="text/javascript">
  var _gaq = _gaq || [];
  _gaq.push(['_setAccount', 'UA-XXXXX-X']);
  _gaq.push(['_trackPageview']);
  (function() {
    var ga = document.createElement('script');
    ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 
        'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
    ga.setAttribute('async', 'true');
    document.documentElement.firstChild.appendChild(ga);
  })();
</script>

No início é declarado um array com o nome de _gaq. Assim que o analytics é iniciando transforma este array em um novo objeto com todas as informações que serão utilizadas para as métricas, então ao termino do carregamento do restante do código todas as informações já estarão prontas para serem enviadas.

Caso queira mais informações você pode visitar o guia para usuário onde tem alguns exemplos para métricas específicas.

Bom este código está em fase Beta, porém você já pode substituir o seu código atual sem problemas. Mas vale lembra de que não é bom utilizar as 2 formas.